10 mudanças que o Coronavírus trará para o mundo dos negócios

A crise global ocasionada pelo Coronavírus na sociedade e no mundo dos negpocios está trazendo consequências terríveis. A perda de inúmeras vidas humanas associada ao impacto nas economias ao redor do planeta seguramente trará danos inestimáveis às próximas décadas. Atualmente, no meio de tantas incertezas, só estamos seguros de uma coisa: a partir de 2020 o ambiente dos negócios nunca mais será o mesmo.



Diante deste cenário, seguramente algumas mudanças afetarão todas as organizações desde gigantes multinacionais até as pequenas e medias empresas.

1-) Necessidade da adoção de uma cultura de Governança Corporativa e um BCP (Plano de continuidade de negócios) que seja capaz de monitorar os acontecimento externos com relação aos aspectos econômicos, financeiros e mercadológicos e agir de forma rápida e eficaz.

2-) Adoção de um plano de Gerenciamento de Comunicação Eficiente que seja capaz de estabelecer uma comunicação clara, transparente e assertiva com clientes, fornecedores, colaboradores, acionistas e sociedade.

3-) Adaptação às mudança nas relações trabalhistas decorrente da retração econômica, resultando em adoção de jornada de trabalho flexível, aumento da terceirização e estabelecimento de contratos de trabalhos temporários. contratação de serviços através de "Success Fee".

4-) O trabalho remoto como uma ferramenta do dia a dia das que virá com a necessidade de adaptação por parte de colaboradores às novas demandas que este tipo de atividade traz e por parte da empresa a adoção de praticas que visem garantir a segurança de dados e a infraestrutura necessária ao colaborador.

5-) Aceleração no investimento para desenvolvimento de Canais Digitais e e-commerce complementando os canais tradicionais de distribuição aproveitando a presença massiva do brasileiro nas redes sociais para o consumo pela internet. As empresas deverão aumentar a disponibilidade de produtos e serviços on line, seja através de websites ou de aplicativos, logo, os varejistas que investirem na "Educação Digital" de seus consumidores ensinando os benefícios da utilização dos canais on line e principalmente "humanizando" o atendimento através da conexão da inteligência artificial ao atendimento remoto via vídeo por exemplo, poderão ter um importante diferencial competitivo.

6-) Necessidade de uma Gestão Financeira Rígida com foco na redução de despesas e geração de fluxo de caixa através de redução de estoques, negociação com fornecedores para aumento de prazos de pagamento e desenvolvimento de políticas comerciais que estimulem a redução de prazo de recebimento, além da busca por uma gestão mais eficiente na cadeia de suprimentos.

7-) Maior conexão das marcas com seus consumidores. Paradoxalmente, o afastamento social poderá aproximar as marcas de seus consumidores. As marcas que atravessarem o período de crise criando conexões emocionais com seus consumidores através da empatia, de mensagens positivas e de exemplos reais de ajuda ao próximo tendem a ser mais valorizadas e seguramente serão mais lembradas por seus clientes após a crise.

8-) O compartilhamento de boas práticas entre empresas sejam entre executivos de grandes empresas sejam empreendedores ou proprietários de PME com a finalidade da melhoria de processos e busca de sinergia e novas oportunidades de negócios.

9-) Maior proximidade entre as áreas de Recursos Humanos e seus colaboradores. O RH terá um papel fundamental para o mapeamento de clima organizacional, suporte para desenvolvimento de novas competências técnicas e comportamentais e principalmente dando o suporta a seus colaboradores quando necessário.

10-) Foco contínuo no desenvolvimento de novas lideranças que consigam engajar os demais colaboradores para atingimento dos objetivos da empresa, e que possam estimular às equipes apresentarem ideias que visem a busca de eficiência através da melhoria dos processos internos.

O cenário futuro será incerto, entretanto, podemos superar as dificuldades com organização, planejamento, disciplina e principalmente resiliência para atravessarmos este período de crise e incerteza. E você? Na sua opinião quais as outras mudanças que o Coronavírus pode trazer para um mundo dos negócios?

Postei este   artigo original no LinkedIn am Abril de 2020! É incrível que quase um ano depois as coisas não mudaram e ainda estamos sofrendo as consequências da crise devido à falta de políticas públicas que pudessem proteger à economia do país e ao mesmo tempo garantir miminmente as condições para que o sistema de saúde não colapsasse como tem ocorrido. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Coaching, Mentoring e Counseling – Conheça as Diferenças e saiba qual metodologia utilizar para seu desenvolvimento individual ou para sua organização

Os Psicopatas no Mundo Corporativo

A Neurociência e o Processo de Persuasão

Os verdadeiros Líderes surgem nas crises!

Alfabetização Digital - Você sabe o que é isso?

Networking com Resultados Práticos

Como a Quarta Revolução Industrial impactará o futuro do trabalho