10 mudanças que o Coronavírus trará para o mundo dos negócios
A crise global ocasionada pelo Coronavírus na sociedade e no mundo dos negpocios está trazendo consequências terríveis. A perda de inúmeras vidas humanas associada ao impacto nas economias ao redor do planeta seguramente trará danos inestimáveis às próximas décadas. Atualmente, no meio de tantas incertezas, só estamos seguros de uma coisa: a partir de 2020 o ambiente dos negócios nunca mais será o mesmo.
Diante deste cenário, seguramente algumas mudanças afetarão todas as organizações desde gigantes multinacionais até as pequenas e medias empresas.
2-) Adoção de um plano de Gerenciamento de Comunicação Eficiente
que seja capaz de estabelecer uma comunicação clara, transparente e assertiva
com clientes, fornecedores, colaboradores, acionistas e sociedade.
3-) Adaptação às mudança nas relações trabalhistas decorrente da
retração econômica, resultando em adoção de jornada de trabalho flexível,
aumento da terceirização e estabelecimento de contratos de trabalhos
temporários. contratação de serviços através de "Success Fee".
4-) O trabalho remoto como uma ferramenta do dia a dia das que
virá com a necessidade de adaptação por parte de colaboradores às novas
demandas que este tipo de atividade traz e por parte da empresa a adoção de
praticas que visem garantir a segurança de dados e a infraestrutura necessária
ao colaborador.
5-) Aceleração no investimento para desenvolvimento de Canais
Digitais e e-commerce complementando os canais tradicionais de distribuição
aproveitando a presença massiva do brasileiro nas redes sociais para o consumo
pela internet. As empresas deverão aumentar a disponibilidade de produtos e
serviços on line, seja através de websites ou de aplicativos, logo, os
varejistas que investirem na "Educação Digital" de seus consumidores
ensinando os benefícios da utilização dos canais on line e principalmente
"humanizando" o atendimento através da conexão da inteligência
artificial ao atendimento remoto via vídeo por exemplo, poderão ter um
importante diferencial competitivo.
6-) Necessidade de uma Gestão Financeira Rígida com foco na
redução de despesas e geração de fluxo de caixa através de redução de estoques,
negociação com fornecedores para aumento de prazos de pagamento e
desenvolvimento de políticas comerciais que estimulem a redução de prazo de
recebimento, além da busca por uma gestão mais eficiente na cadeia de
suprimentos.
7-) Maior conexão das marcas com seus consumidores.
Paradoxalmente, o afastamento social poderá aproximar as marcas de seus
consumidores. As marcas que atravessarem o período de crise criando conexões
emocionais com seus consumidores através da empatia, de mensagens positivas e
de exemplos reais de ajuda ao próximo tendem a ser mais valorizadas e
seguramente serão mais lembradas por seus clientes após a crise.
8-) O compartilhamento de boas práticas entre empresas sejam
entre executivos de grandes empresas sejam empreendedores ou proprietários de
PME com a finalidade da melhoria de processos e busca de sinergia e novas
oportunidades de negócios.
9-) Maior proximidade entre as áreas de Recursos Humanos e seus
colaboradores. O RH terá um papel fundamental para o mapeamento de clima organizacional,
suporte para desenvolvimento de novas competências técnicas e comportamentais e
principalmente dando o suporta a seus colaboradores quando necessário.
10-) Foco contínuo no desenvolvimento de novas lideranças que
consigam engajar os demais colaboradores para atingimento dos objetivos da
empresa, e que possam estimular às equipes apresentarem ideias que visem a
busca de eficiência através da melhoria dos processos internos.
O cenário futuro será incerto, entretanto, podemos superar
as dificuldades com organização, planejamento, disciplina e principalmente
resiliência para atravessarmos este período de crise e incerteza. E você? Na
sua opinião quais as outras mudanças que o Coronavírus pode trazer para um
mundo dos negócios?
Comentários
Postar um comentário