Networking com Resultados Práticos

 

Antes de você estabelecer uma estratégia de gerenciamento eficiente de seu Networking é importante que você tenha consciência que uma rede bem estabelecida pode ser muito útil durante toda a sua vida, ou seja, compreender o alcance de sua rede e gerencia-la de maneira eficiente é chave para seu sucesso pessoal e profissional.

Entretanto, construir uma rede de contatos profissionais, cultivá-la e tirar o máximo de proveito requer muito planejamento, estratégia e técnicas que, caso sejam bem utilizadas, podem ajudá-lo a ter muito sucesso!

Para que você tenha ideia da importância do Networking, de acordo com pesquisas recentes, a grande maioria das vagas executivas é preenchida a partir de indicações profissionais sendo que muitas delas sequer chegam a ser divulgadas publicamente pelas empresas, logo, manter um Networking ativo pode dentre outras coisas, fazer a grande diferença em um processo de recolocação profissional.

O objetivo deste artigo é utilizar algumas dicas práticas para que você possa não somente criar uma estratégia eficiente de ampliação e manutenção de sua rede de contatos como também incorporar o desenvolvimento do Networking em seu dia a dia.

ANALISE SUA REDE ATUAL E ESTABELEÇA OBJETIVOS

Sua rede de contatos é composta por milhares de pessoas! Com o crescimento das redes sociais as possibilidades e os contatos se multiplicam, porém estes contatos podem estar sendo desperdiçados simplesmente por falta de estratégia e gerenciamento corretos.

Porém, antes de tentar organizar sua rede cabe uma análise e atualização de seus contatos, depois deste exercício (que muitas vezes não é tão simples quanto parece) é necessária uma reflexão sobre os objetivos pretendidos com a sua rede e quais as estratégias de curto, médio e longo prazo serão utilizadas seja para a obtenção de novas conexões, para o restabelecimento de conexões e contatos importantes que foram perdidas com o passar do tempo e mais ainda de como manter sua rede conectada com você.

ORGANIZE E GERENCIE SEUS CONTATOS

O ponto de partida para a organização de sua rede de relacionamento é o gerenciamento e agrupamento dos seus contatos. Muitas vezes, na correria do dia a dia, ao conhecermos novas pessoas nos esquecemos de cuidados básicos que podem nos ajudar bastante como, por exemplo, anotar o nome completo, empresa, e-mail e um pequeno lembrete (caso necessário) ao adicionarmos uma pessoa em nossas agendas telefônicas.

Outro ponto muito importante é sempre ter uma única base com todos os seus contatos sejam ele profissionais ou pessoais podem ajudá-lo a ser muito mais eficiente. Atualmente existem aplicativos que podem te ajudar a não somente sincronizar suas agendas pessoais, profissionais, do smartfone e computadores como também com as redes sociais como LinkedIn, Facebook, Twitter, etc.

UTILIZE INTELIGÊNCIA E PLANEJAMENTO

Além de organizar seus contatos de forma eficiente. Uma boa base de dados deve sempre conter informações adicionais, uma técnica que utilizamos há muito tempo na área comercial e que sempre ajuda na hora do “approach” e criação de empatia em uma conversa pessoal tais como, data de aniversário, nome dos filhos, hobbies, time de futebol, preferências musicais, etc. Utilize o campo de informações adicionais da sua agenda sem restrições!

DEFINA SEUS “KEY CONTACTS”

Uma vez organizada sua rede de contatos é recomendado iniciar um processo de classificação, ou seja, determinar grupos de contatos de acordo com sua característica, proximidade e influência, evidentemente, sempre alinhados com seus objetivos de Networking.

Esse exercício é muito importante e, seus resultados vão ajudá-lo a identificar dentro de seus grupos pessoas que podem ser muito úteis seja na sua vida pessoal ou profissional. Identifique quem são essas pessoas dentro de seus círculos e procure mantê-las por perto…

AMPLIE SUA REDE DE MANEIRA EFICIENTE

Você pode e deve ampliar seu Networking mesmo que você não esteja planejando uma mudança de emprego, entretanto, lembre-se sempre de que quantidade necessariamente não significa qualidade e ao ampliar sua rede é importante que seus novos contatos sempre estejam de uma forma ou outra, ligados a segmentos e mercados de seu interesse e, preferencialmente, eventuais empresas que você poderia a vir trabalhar ou manter relações comerciais.

QUEBRE A BARREIRA DAS REDES SOCIAIS

Certamente, a Internet, através das redes sociais, ajuda muito no estabelecimento de Networking, porém, procure sempre, priorizar ampliar sua rede através de contatos pessoais ao invés de virtuais!

Feiras e eventos corporativos, são excelentes oportunidades de ampliação de sua rede, não esqueça também que almoços de negócios e o famoso “cafezinho” podem ajudar bastante.

Procure separar pelo menos um dia na semana para uma conversa pessoal com um contato, seja de áreas diferentes de sua empresa, seja com um cliente, fornecedor ou um amigo de alguma rede social, ou até mesmo profissionais de empresas concorrentes.

Utilize esta oportunidade para aprender, captar informações do mercado, estreitar laços e, evidentemente, “vender seu peixe”, porém, você sempre deve planejar-se para este encontro, utilize sua base de dados para estabelecer uma comunicação de forma efetiva com seu contato, leve sempre seu cartão de visitas, esteja alinhado com o “dress code” do encontro e principalmente, respeite os horários de seu contato.

Lembre-se todo lugar pode ser uma excelente opção e oportunidade para um bom Networking. Seja em um passeio no parque, na academia, em uma festa, em um evento social ou um “happy hour”. Esteja sempre preparado e principalmente seja sempre sociável.

ESTABELEÇA ROTINAS PARA CULTIVAR SUA REDE

De nada adianta ter uma rede ampla com bons contatos se você não a cultiva de maneira correta.

O cultivo da sua rede de Networking deve fazer parte de sua agenda diária. Comece seu dia olhando, por exemplo, as datas de aniversário de seus contatos e envie saudações aos seus contatos principais.

Uma chamada telefônica, um e-mail ou um “WhatsApp” para um contato seja por ocasião de uma data festiva, para parabenizá-lo pelo nascimento de um filho, por um feito profissional ou simplesmente para compartilhar alguma informação que seja relevante é sempre bem-vinda, entretanto, é importante que a mensagem seja sempre personalizada. Uma boa maneira de fazer isso é preparar e-mails personalizados durante o final de semana e programar o Outlook para enviá-los na data que você definir.

Em se tratando de redes sociais, um ponto importante é a interação. “curtir”, compartilhar e comentar “posts” de seus contatos que você considere relevantes ou interessantes, é importante porque demonstra o interesse pelo conteúdo que está sendo publicado.

Para cultivar do seu Networking, os mesmos princípios válidos para as redes sociais servem também para seus contatos pessoais, ou seja, siga para ser seguido e interaja para que também interajam com você, lembre-se das pessoas e seja lembrado. Colabore, ajude, mantenha contato… , apareça, demonstre interesse.

DIVULGUE SUA MARCA PESSOAL

Se bem utilizado, seu Networking pode ser uma excelente ferramenta, desde que utilizado de maneira estratégica e orientado a resultados práticos.

Após o estabelecimento de uma rede de contatos eficiente, você pode utilizá-la para divulgar seus serviços, ideias, projetos, e identificar novas possibilidades pessoais e profissionais, entretanto, sempre saiba que as iniciativas de abordagem de seus contatos devem ser sempre individualizadas, ou seja, um tipo de “approach” que pode funcionar bem com uma pessoa nem sempre se aplica a outra.

Sua imagem é sua marca pessoal, você deve sempre procurar preservá-la, afinal de contas, de nada adianta ter um excelente Networking se sua “marca” não é confiável!

Atualmente, em tempos de redes sociais, a preocupação com a sua imagem deve ser ainda maior, é importante sempre observar que cada rede social tem um objetivo específico, ou seja, enquanto umas redes como o Facebook permitem uma comunicação mais informal, outras como o LinkedIn são ambientes mais sérios, portanto, em ambas as redes cabem fotos de perfil e linguagem adequadas, além de um cuidado muito grande com comentários e publicações de conteúdos eles podem ajudar o prejudicar sua imagem. Lembre-se: os conteúdos são públicos, portanto, um “like” ou um comentário mal pensado pode ter um efeito negativo na sua imagem.

UMA REFLEXÃO IMPORTANTE

Independente das dicas apresentadas aqui, nas interações sociais sejam elas através de redes sociais ou pessoalmente, uma palavra é chave: Autenticidade. Seja sempre você mesmo. Autenticidade, espontaneidade, simpatia são atributos únicos. Entenda que, nossa imagem pessoal e profissional é chave para o nosso desenvolvimento e sucesso nos negócios e na vida!

Bons contatos e boa sorte!

Artigo original publicado em meu LinkedIn em 2017.


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