Coaching, Mentoring e Counseling – Conheça as Diferenças e saiba qual metodologia utilizar para seu desenvolvimento individual ou para sua organização
Nos últimos anos, tem se falado bastante em Coaching, Mentoring e Counseling como processos de desenvolvimento individuais e organizacionais, no entanto, você sabe diferenciar tais processos e metodologias e principalmente como utilizá-las em sua jornada de autodesenvolvimento, no desenvolvimento de sua equipe ou da sua organização?
Atualmente é comum vermos os termos Coaching, Mentoring e Counseling muitas vezes aplicados e utilizados como modismos gerenciais e, em alguns casos, sendo banalizados indistintamente, tanto é verdade que, visando combater a discriminalizaçao do Coaching, um grupo de profissionais publicou em 12 de Novembro de 2019, Dia do Coaching em alguns estados do país, o Manifesto Coaching Sim , documento em defesa da prática de Coaching no país. Polêmicas a parte o fato é que tanto o Coaching, quanto o Mentoring e o Counseling podem ser excelentes aliados no desenvolvimento de competências e aprendizagem dentro e fora das organizações.
O primeiro passo para a adoção de um desses processos, temos que compreender as diferenças características entre estas três metodologias.
De acordo com Djalma Oliveira, “Coaching é a atividade de consultoria e aconselhamento em uma abordagem, geralmente confidencial, entre o consultor – treinador – e a pessoa que está sendo treinada, visando seu desenvolvimento pessoal e, principalmente, profissional, com resultados previamente negociados e estabelecidos” (OLIVEIRA, 2018), já para Arnaldo Marion, o Coaching é “...uma parceria com o cliente em um instigante e criativo processo que os inspira a maximizar o seu potencial pessoal e profissional, que é particularmente importante no ambiente incerto e complexo de hoje.” (MARION, 2019).
Na metodologia de Coaching, o Coach utiliza ferramentas que levarão o Coachee ao alcance de determinado objetivo dentro de um prazo determinado. O Coaching é um processo de reflexão condicionada que envolve duas partes: o Coach, o profissional capacitado que conduzirá o processo e o Coachee, o indivíduo que passará pelo processo, por ser um processo, deverá ser conduzido de maneira sequencial e lógica.
O Coach auxilia o Coachee no planejamento, estruturação e execução de um plano de ação para chegar em determinado resultado, dentro de um prazo determinado e este auxílio ocorre em seções ou reuniões periódicas entre as partes nas quais são estabelecidos acordos, acompanhamento de resultados, análise das metas e o acompanhamento da evolução do processo, além de uma eventual correção de rota.
O processo de Coaching pode ser direcionado a questões práticas voltadas à vida do Coachee, ao ambiente de trabalho, ao desenvolvimento de competências, entrega de resultados específicos ou abordar questões relacionadas à aspectos psicológicos e comportamentais, no entanto, em quaisquer dos casos o Coach, necessariamente não necessita ser um expert em determinado assunto, entretanto, deve ter a formação correta e dominar as técnicas e metodologias que levem o Coachee a um processo contínuo de autoconhecimento, autodesenvolvimento, passando pelo aprendizado e aprimoramento de competências, mudança de comportamento que muitas vezes deve passar pela ressignificação de crenças e principalmente chegar ao objetivo final e a satisfação pessoal do Coachee.
O processo de Coaching promove mudanças positivas em longo prazo e mudança de comportamento e deve sempre ser norteado a partir dos propósitos, princípios e valores do Coachee.
O Coach não dá a resposta, mas conduz o Coachee a encontrar as próprias soluções utilizando elementos racionais e intuitivos.
Já o Processo de Mentoring ou Mentoria, segundo a definição de Paul Dinsmore, “... é um processo contínuo visando o desenvolvimento de profissionais escolhidos (mentorados) através da transferência de conhecimento e know-how de profissionais mais experientes (mentores).” DINSMORE (2014, p 77), já para Djalma Oliveira, “Mentoring é uma abordagem de orientação profissional e pessoal com elevada amplitude, em que um profissional, com larga experiência e forte sustentação teórica e prática – o mentor –, auxilia uma pessoa com menores experiência e conhecimento – o mentorado – em aspectos gerais e específicos para o seu desenvolvimento pessoal e profissional” (OLIVEIRA, 2018).
O processo de Mentoring também envolve duas partes o Mentor e o Mentorado (ou Mentee), no entanto, o que diferencia a metodologia comparada ao Coaching é que o Mentor, responsável pela condução do processo deve ser um profissional sênior com experiência e resultados comprovados em determinado assunto e forte sustentação teórica e prática e irá fazer a transferência de conhecimentos específicos ao Mentorado.
Importante ressaltar que senioridade em determinado assunto não significa necessariamente que o Mentor deva ser uma pessoa mais idosa com relação ao Mentorado, mas sim, que tenha de fato a experiência necessária. Elementos lúdicos, Storytelling, analogias metáforas, devem ser da mesma área de atuação, podem levar a reflexão, podem ser pares ou líderes. O mentor ajuda, guia, aconselha e ajuda tomar decisões. Pode ser feito de maneira formal ou informal. O mentor ensina, dá o exemplo, orienta ou mostra como faz.
Já o Counseling, é um processo difundido inicialmente pelo psicoterapauta Carl Rogers, um processo de aconselhamento, envolvendo, segundo Djalma Oliveira, "...atividades estruturadas de diagnóstico, aconselhamento, acompanhamento e avaliação quanto à realidade de uma pessoa." (OLIVEIRA, 2018), ou seja é focado no suporte para a resolução de um problema ou atividade específica, ou seja, pressupões a discussão e a troca de ideias sobre determinado assunto entre o Conselheiro (Counselor) e a pessoa que está sendo aconselhada, ou Counselee. No processo de Counseling o aconselhamento se dá de uma maneira imediata, porém, sempre a solução de determinado problema caberá ao Conselee ou Aconselhado, ou seja, o Counselor ajudará ao Cousnelee encontrar os recursos dentro de sí mesmo para superar determinada situação.
Mas qual a metodologia mais adequada?
A metodologia ou processo mais adequado irá depender do objetivo da empresa, enquanto o Coaching visa o atingimento de determinado objetivo em um universo temporal pré-definido, o Mentoring está mais alinhado à transferência de conehcimentos específicos, como por exemplo, preparar um colaborador para uma posição de liderança e o Counseling usado para a resolução de problemas pontuais
Adicionalmente, a organização pode adotar Coaches, Mentores ou Counselors internos ou externos, a recomendação é que independente do profissional ele tenha a competência para realizá-lo, ou seja, tenha a formação e conheça as técnicas a serem utilizadas. Caso a empresa deseje formar Coaches, Mentores e Counselors internos, pode ser adotado um sistema híbrido no qual atuem inicialmente profissionais externos que possam auxiliar a empresa a formar colaboradores chave, com isso o processo de mudança cultural dentro da organização pode ocorrer de maneira gradativa e contínua.
O Autoconhecimento como ponto de partida
A base de todos estes processos é o Autoconhecimento, o que por si só já traz uma contribuição importante ao indivíduo independente dos demais objetivos ao serem alcançados. A partir do Autoconhecimento o indívíduo pode identificar seus pontos fracos, fortes e a partir daí traçar um plano de ação para o Autodesenvolvimento, seja no que se referem a Competências Técnicas (Hard Skills) ou Competências Comportamentais (Soft Skills).
Dentre as ferramentas utilizadas para o autoconhecimento podemos citar O MBTI ou Myers-Briggs Type Indicator, acrônico com o nome de suas criadoras as psicólogas Isabel B. Myers e Katharine C. Brigs que a partir dos estudos de Karl G. Jung, mapearam 16 características comportamentais predominantes nos indivíduos, o DISC originado a partir dos estudos de William Moulton Marston que tem como finalidade identificar as características comportamentais de Dominância, Influência, Estabilidade ou Conformidade. A partir dos resultados destes testes é possível, por exemplo, estruturar uma Matriz SWOT pessoal, uma adaptação da famosa matriz desenvolvida por Albert Humphrey nos anos 70 (FRIESNER, 2011), na qual a partir de informações dentro de uma matriz, são analisadas as Forças e Fraquezas (Strengths and Weakness) do indivíduo e das Ameaças e Oportunidades (Threats and Opportunities) do ambiente é possível identificar os pontos a serem desenvolvidos e traçar planos de ação de uma maneira mais consciente
Coaching, Mentoring e Counseling como podem ser ferramentas importantíssimas para vocês se desenvolver como líder
Se você lidera uma equipe, as três ferramentas podem ajudá-lo no não somente no seu autodesenvolvimento como no desenvolvimento da equipe, enquanto a metodologia de Coaching pode ajudar os indivíduos em seus objetivos pessoais e profissionais, as técnicas de Mentoring podem utilizar na disseminação de conhecimentos específicos entre pares e subordinados e o Counseling na orientação sobre temas específicos.
Importante ressaltar que quaisquer dessas ferramentas utilizadas devem estar alinhadas com os objetivos individuais e organizacionais e serem aplicadas de maneira estruturada, com metodologia correta, objetivos claros e com princípio meio e fim.
Caso de fato a empresa esteja disposta a mudar sua cultura interna e tenha a intenção genuína da adoção de tais práticas dentro do processo de desenvolvimento de seus colaboradores, os três processos podem gerar grandes resultados e transformar o capital humano da organização em um grande diferencial competitivo.
Referências Bibliográficas:
DINSMORE,
Paul e Soares, Monique Consendey – Coaching
Pratico: o caminho para o sucesso; modelo pragmático e holístico usando o
método project-based Coaching - Rio
de Janeiro: Qualitymark Editora, 2014
FRIESNER, Tim - History of swot analysis, Article · Research Gate, January 2011.
GOMES,
Ana Paula Cortat Zambrotti ... [et al.] - Coaching
e Mentoring - Rio de Janeiro: Editora
FGV, 2015
MARION,
Arnaldo – Manual de Coaching – Guia
Prático de Formação Profissional – São Paulo: Atlas, 2019
OLIVEIRA,
Djalma de Pinho Rebouças de – Coaching,
Mentoring e Conseling – Um Modelo
Integrado de Orientação Profissional com Sustentação da Universidade
Coorporativa – 3. ed. – São
Paulo: Atlas, 2018
ROGERS, Carl - Manual de Counseling - Lisboa, Editora Encontro, 2000
SENGE, Peter – The Fifth Discipline – New York: Doubleday, 1990
VOCÊ S/A - Para combater descrédito, grupo lança manifesto em defesa do coaching - Por Camila Pati Atualizado em 20 dez 2019, 11h21 - Publicado em 12 nov 2019, 06h00 - Acesso em 22/03/2021.
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